Quinta, 28 Setembro 2017 19:17

Vereadores Mirims de Crissiumal visitam o TCE-RS

Na manhã desta quarta-feira (27), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu, no Plenário Gaspar Silveira Martins, a visita dos “Vereadores Mirins” da cidade de Crissiumal. Os estudantes aprenderam sobre o funcionamento da Corte e processos de auditoria.

Os 13 alunos são representantes das escolas públicas estaduais e municipais de Crissiumal, eleitos em cada colégio. Além de visitas para compreender o funcionamento das Instituições Públicas, os estudantes, que cursam entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental, participam de sessões na Câmara de Crissiumal, apresentando aos parlamentares reivindicações de melhorias para a cidade e suas escolas.
O Auditor Público Externo do TCE, Carlos Eduardo Fleck, palestrou aos estudantes sobre o funcionamento e atribuições do Tribunal de Contas e suas Sessões, a origem das Instituições, dos partidos políticos e da cidadania.
Tatiana Hengen, 13 anos, representante da Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, contou sobre a experiência. “Eu nunca tinha visitado Tribunal de Contas. Foi importante para saber como funciona e como podemos participar”, contou.
Os estudantes foram acompanhados por professores e pelo vereador Renato Saling, idealizador do projeto Vereador Mirim em Crissiumal. “Uma das funções do vereador é fiscalizar o executivo, e o TCE é um apoiador do nosso trabalho. Sempre que temos dúvidas, procuramos o Tribunal”, contou o vereador aos estudantes.