Quarta, 25 Outubro 2017 10:53

Vereadores do PMDB prestam contas à população de Crissiumal.

Os Vereadores Paulo Moacir Haas, Ademar Machado de Oliveira e Maria Elisia Tormes, receberam com serenidade e muita atenção todas as manifestações veiculadas nas redes sociais nas últimas semanas em relação aos valores pagos pela Câmara de Vereadores a título de diárias, e agora aproveitam o momento para prestar esclarecimentos e fazer uma efetiva prestação de contas à população.

Primeiro, fazem questão de enaltecer o trabalho realizado pela Mesa Diretora da atual Legislatura em relação ao cumprimento à risca das Leis de Transparência e Acesso à Informação, para o qual foi criado novo site oficial da Câmara de Vereadores (www.camaracrissiumal.rs.gov.br) onde qualquer pessoa tem acesso, em tempo real, das informações de todos os gastos realizados pela Câmara de Vereadores, a qualquer título, graças à eficiência do seu portal de transparência. Verdade, hoje, antes mesmo do Vereador ou servidor trocar o seu cheque de diária e mesmo sair em viagem, a informação do seu pagamento já estará disponível para quem quiser ver, está lá, de fácil acesso e compreensão, assim como todas as informações de relação de funcionários, salários, subsídios, e isso deve ser reconhecido por todos! Vejam que a transparência é dever, mas ainda há quem não a cumpra!

Por outro lado, especificamente em relação às manifestações nas redes sociais, é preciso recebê-las com muita atenção e respeito, porque se nós somos os fiscais do Poder Executivo, todos os crissiumalenses são nossos fiscais e tem pleno direito de acesso aos nossos dados no Poder Legislativo, assim como o direito de criticar, cobrar explicações, e nós o dever de prestar esclarecimentos, de dar uma resposta.

Sabemos que cada Vereador é responsável pelas diárias que requisita e recebe, e com certeza cumpriu com os requisitos legais que lhe autorizam o pagamento da diária, cumprindo a sua finalidade, se deslocando para o destino previamente estipulado e lá cumprindo uma agenda de interesse público, seja com seu estudo e aprimoramento, seja em representação de interesses do nosso Município e do nosso povo, com a devida prestação de contas posterior a viagem.

Especificamente em relação aos valores percebidos a título de diárias pelos Vereadores do PMDB, fazemos questão de vir publicamente prestar contas, para o que explicamos, desde já, que parte dessas diárias se deve a realização de cursos para o aprimoramento do trabalho legislativo, pois todos tem que ter ciência de que não basta ser Vereador, tem que saber ser Vereador; enquanto que a parte restante, de forma mais significativa, se deve à incessante busca por recursos e encaminhamento de projetos e solicitações aos mais diversos órgãos e setores do Governo Estadual e Federal, assim como a gabinetes de Deputados Estaduais e Federais, além de outras diligências e audiências realizadas em outros Municípios, Câmaras de Vereadores, empresas públicas e privadas, sempre com uma finalidade específica e de interesse da população crissiumalense.

Quanto ao custo benefício dessas viagens, podemos rapidamente e de forma bastante direta demonstrar que o Vereador que viaja dá lucro, pois exemplificativamente podemos dizer que pelo esforço dos Vereadores do PMDB conquistamos nada mais, nada menos, do que a quantia de R$ 570.000,00 só neste ano, valores que foram contemplados para as mais diversas áreas do Município, como saúde (R$ 100.000,00 para o custeio da Secretaria Municipal de Saúde, e, R$ 150.000,00 para o HCC, que embora esteja disponível, depende exclusivamente de procedimento burocrático da entidade), e esporte e lazer (R$ 300.000,00 para investimento na infraestrutura do Estádio Municipal, e R$ 20.000,00 para a aquisição de equipamentos de ginástica ao ar livre). E esses recursos são valores já efetivamente liberados, havendo muito mais demandas encaminhadas, devidamente protocoladas, como podemos também exemplificar a quantia de R$ 600.000,00 para solucionar a demanda de redes de água para o interior, R$ 600.000,00 para aquisição de um trator esteira, mais R$ 20.000,00 para a aquisição de outros equipamentos de ginástica ao ar livre, entre tantos outros pedidos, seja de recurso financeiro, seja de atendimento por projetos governamentais.

Agora, para que haja um maior entendimento do trabalho dos Vereadores e da Câmara de Vereadores é preciso que as pessoas se façam mais presentes, acompanhem as sessões, hoje também disponibilizadas ao vivo pelo facebook, mas não só isso, procurem os Vereadores, venham até a Câmara de Vereadores, estamos à disposição para receber as críticas e também sugestões, para dar explicações pessoais aos interessados, porque o que queremos é que por certo todos que criticam o fazem por saber do que estão falando, por ter algo para contribuir, já que se imagina que não se tratam de críticas vazias e de má intenção, fruto de desavenças políticas ou até fruto de recalque.

Paulo Moacir Haas, Ademar Machado de Oliveira e Maria Elisia Tormes.

Fonte: Guia Crissiumal

,0